Fantasia de Melindrosa: Passo a Passo de Como Fazer


Melindrosa é um termo dos anos 1920, cunhado para definir uma geração de mulheres do período entre guerras que vestiam saias curtas, cortavam o cabelo curto, combinando com a moda Chanel, iam contra a dita tradicional conduta feminina, ouviam jazz, samba e tango e quebravam todo tipo de convenção social. Conhecidas como Flappers nos países de língua inglesa, tornaram-se conhecidas por “Melindrosas” por melindrarem o sexo masculino e por levarem a vida de uma maneira mais descontraída e leve, o que era visto com maus olhos pela sociedade para o que se considerava certo em uma mulher.

Símbolos de resistência contra uma sociedade machista e patriarcal, as melindrosas se tornaram personagens famosos nos carnavais por serem elegantes e divertidas e por suas vestimentas serem bonitas, confortáveis e fáceis de fazer. É uma fantasia interessante, simples e muito elegante e que pode se encaixar em vários tipos de corpos e eventos, sendo uma possibilidade para aquelas que desejam uma fantasia com significado para a festa ou evento a fantasia a que foram convidadas. Por se utilizar de roupas de época, essa fantasia também é barata de ser composta, pois permite a utilização de roupas mais antigas, herdadas, confeccionadas ou mesmo compradas em brechós.

A seguir elaboramos algumas dicas para que você possa criar, em sua casa, uma fantasia de Melindrosa rica em detalhes e que certamente será destaque nas festas a fantasia. Mãos à obra.

  1. Você deverá começar sua fantasia pelo vestido, que deverá ser curto e sem mangas, de preferência preto, vermelho ou banco. Ele também deverá ser de corte reto, podendo ter ou não camadas, que darão um resultado melhor, mas um vestido simples de modelo regata ou de alças também funcionará bem para o visual final.
  2. Para as características franjas do vestido, você poderá utilizar de costura ou de cola quente, sendo que a segunda poderá ser mais prática caso você não tenha máquina de costuma ou mesmo não saiba costurar. Você deverá costurar ou colar na parte interior da barra do vestido, não deixando à mostra o local da costura ou colagem, deixando apenas as franjas visíveis. Caso o vestido possua camadas, você também pode colar ou costuras franjas em cada uma das camadas do mesmo.
  3. As melindrosas também utilizavam meias arrastão para compor seu visual característico. Você deverá combinar a cor da meia com a cor de seu vestido. Em vestidos brancos, por exemplo, você deverá utilizar meias arrastão brancas, enquanto o vestido preto pede por meias do mesmo tipo na cor preta. Caso você opte por um vestido de cor vermelha, você pode utilizar uma meia de mesma cor ou também utilizar meia de cor preta, que também combinará com outras cores de vestido.
  4. Um dos toques de classe do visual da personagem é o característico colar de pérolas, que deverá ser longo, mas não deverá ser milimetricamente arrumado, pois as mesmas deixavam seus colares pendurados. Você poderá dobrar o colar para dar a impressão de que são dois, devendo uma camada ficar maior que a outra.
  5. A tiara de uma melindrosa não deverá ficar fixada sobre a cabeça, mas em sua testa, presa na nuca. Você poderá fazer a sua utilizando de fita ou de pano, colando lantejoulas para dar um visual brilhante e metálico ao seu enfeite. Você também poderá colar ou costurar uma pena, na parte central ou frontal da faixa, para dar ainda mais veracidade à sua fantasia.
  6. Você poderá completar sua fantasia utilizando luvas compridas, sapatos baixos e confortáveis e também um boá de plumas. Procure utilizar cores que contrastem com seu visual para criar uma fantasia ainda mais rica e bonita. Caso seu vestido for vermelho, você poderá utilizar um boá de cor escura, como o preto, para criar contraste. Acessórios como bolsas e piteiras também ajudarão a compor o visual estético da personagem e trarão ainda mais realismo à sua fantasia.
  7. A maquiagem perfeita para sua fantasia de Melindrosa deverá começar por uma base no tom de sua pele, que deverá ser aplicada em todo o seu rosto. Em seguida você utilizará corretivo nas áreas sob os olhos. Você poderá usar um lápis delineador de cor marrom na linha dos cílios superiores, começando pelo lado interno do olho. Utilize um pincel delineador com a sombra marrom escura, passando por cima do traçado marrom que você fez na linha dos cílios superiores. Você então deverá aplicar rímel marrom escuro ou preto em seus cílios, lhes dando uma aparência volumosa e exagerada. Utilize também blush de cores mais claras, como pêssego, suavizando suas marcas com um pó compacto de sua tonalidade de pele. Finalize a maquiagem utilizando um batom vermelho, que deverá combinar com a cor de sua pele.

Com essas dicas e com criatividade e um pouquinho de dedicação, você será capaz de desenvolver uma maquiagem bonita, elegante e que lhe dará destaque em qualquer festa ou evento. Aproveite e se divirta muito, pois as melindrosas se divertiam sem se preocupar com a opinião da sociedade. Boas festas!

O que você achou das fotos de fantasias de melindrosa? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! E nós também! :)

Nos ajude!

É rápido! Obrigada!