25 Fantasias de Gueixa para Carnaval e Festas: Fotos + Tutorial Fácil!


Descubra tudo o que você tem que saber sobre a fantasia de gueixa

As gueixas eram mulheres muito populares entre os séculos XVIII e XIX. Elas eram treinadas para cantar, dançar e encantar os frequentadores de locais como as casas de chá e eventos diversos. Diferentemente da crença popular, não eram prostitutas, mas, sim, mulheres repletas de sensualidade e verdadeiras artistas.

Originadas no Japão, elas possuíam um visual muito característico e que fazia muito sucesso à época. Com tanta popularidade, ele perdurou e ultrapassou os séculos. Mesmo que raras, até hoje há gueixas modernas, tão misteriosas quanto as de outrora.

Como o visual delas é bem marcante, não é incomum vê-lo figurando em fantasias para as mais diversas ocasiões. Para saber como fazer, veja tudo sobre a fantasia de gueixa e saiba como conseguir a sua.

Kimono é indispensável

Quando o assunto é a fantasia de gueixa, um dos elementos mais característicos é, sem dúvidas, o kimono. Essa é uma peça tradicionalmente oriental e que recentemente ganhou as passarelas de todo o mundo.

Para essa fantasia, entretanto, o que você deve usar não é aquele que você vê nas coleções das marcas mais famosas, mas, de preferência, uma peça que seja mais tradicional e remeta verdadeiramente a essas mulheres.

Em geral, a gola costuma ser um pouco mais alta e quadrada e a peça não possui decote. Seu corte também é mais reto e as mangas são mais largas, quase no estilo boca de sino.

Conforme a roupa desce para as pernas, é melhor que ela seja mais justa, já que essa é uma grande característica do visual das gueixas.

Não perca as fantasias anos 60!

Acerte nas cores principais

Outro elemento muito marcante desse visual é a paleta de cores. Embora não seja impossível, é bastante difícil ver a representação de uma gueixa vestindo um kimono totalmente verde ou cinza, por exemplo.

Isso se deve ao fato de que a paleta é mais sóbria e se toca em quatro cores principais: o preto, o branco, o vermelho e o dourado. O rosa aparece mais raramente e o azul e o roxo são praticamente incomuns nessa representação.

Assim, vai ficar muito mais fácil identificar a sua fantasia se você seguir essa paleta que é considerada mais tradicional.

Veja ideias de fantasias bonitas para festas!

Tenha cuidado com o tecido

Também é muito importante ter cuidado com o tecido. Você nunca viu uma gueixa usando couro ou malha de algodão, certo? Com isso, se o objetivo é criar um visual perfeito, o tecido tem que ser levado em conta.

É por isso, inclusive, que a maioria dos kimonos tradicionais não vai servir para o propósito que você deseja, já que a diferença de tecido deixa tudo muito gritante.

Quanto as gueixas originais, suas roupas eram feitas de seda pura e tradicional. Naturalmente, trata-se de um tecido muito caro e você pode apostar em elementos de cetim, por exemplo.

Ao mesmo tempo, essas opções podem ser muito quentes, especialmente se você pretende se fantasiar no verão. Uma forma de lidar com o calor é apostar em peças de crepe e organza, que são tecidos mais leves e mais frescos.

Por mais que não façam parte da tradição, essa pode ser a única opção para você não morrer de calor enquanto está fantasiada.

Veja como fazer a fantasia de Elsa!

Comprimento longo não é obrigatório

E, por falar em calor, você tem que considerar que as gueixas são não apenas do outro lado do mundo, mas de uma época muito mais tradicional. Com isso, faz sentido que suas vestimentas tivessem não apenas mangas longas, mas também um comprimento mais extenso.

Porém, na hora de se fantasiar essa não é uma obrigatoriedade. A menos que você esteja em busca de ser totalmente fiel a como uma gueixa se vestia, você pode optar por comprimentos mais curtos.

Na verdade, a maior parte das fantasias é bem mais leve e fica a pelo menos quatro dedos acima do joelho. Assim, você consegue se sentir mais confortável e passar menos calor, já que a peça comprida pode deixar o visual muito mais abafado.

Não perca as fantasias de gladiadora!

Lembre-se dos acessórios de apoio

Tão importante quanto o kimono em si é o conjunto de acessórios que você vai usar na sua fantasia. Esses elementos vão dar um charme a mais e garantir que o seu visual fique muito bem caracterizado.

Em primeiro lugar, vale a pena investir em usar uma faixa mais larga para marcar a cintura. Não apenas isso delineia e valoriza o seu corpo, como também faz parte do visual tradicional dessas mulheres.

Outro elemento que você deve considerar é o uso de um leque e/ou de uma sombrinha no estilo japonesa. Em lojinhas especializadas você encontra esses elementos sem precisar gastar muito. Eles dão um charme a mais ao visual e complementam a fantasia com pouco ou nenhum esforço.

Veja também fantasias femininas de ninja!

Invista na maquiagem e no cabelo

Além de tudo isso, você deve pensar na maquiagem e no cabelo. Praticamente toda gueixa usa os cabelos presos, então leve isso em conta. O ideal é fazer um coque bem firme e tradicional, que pode ser preso com os famosos palitinhos japoneses.

Caso queira um visual ainda mais tradicional, o coque deve ser acompanhado de uma espécie de “cama” arredondada de cabelo ao redor de toda a cabeça. Sem dúvidas, é um penteado mais complexo, mas deixa o visual mais autêntico.

Quanto à maquiagem, se você quiser algo bem tradicional deve investir em deixar a cara bem branca, como faziam as gueixas. Isso é conseguido com maquiagem artística, que dá o visual uniforme. Porém, nem sempre é viável utilizar essa opção, especialmente em dias de muito calor.

Nesse caso, dá para ficar com os lábios bem marcados de vermelho. Se quiser um toque diferente, faça com que o delineado da boca seja em formato de coração, criando um visual muito mais romântico.

Para ter o resultado perfeito para a sua fantasia de gueixa, é fundamental apostar em elementos clássicos, como o kimono tradicional. Apesar disso, ele não tem que ser comprido e pode ser de tecido mais leve. Invista nos acessórios e no visual completo para conseguir arrasar vestindo a sua escolha!

Ainda tem alguma dúvida sobre como conquistar a fantasia perfeita?Conte para a gente nos comentários.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! E nós também! :)

Nos ajude!

É rápido! Obrigada!